terça-feira, 30 de agosto de 2016

AS MIL FACETAS DA CACAU MILA

Por: Diego El Khouri

Escritora, atriz, cantora,compositora,apresentadora... As mil facetas dessa grande artista    devassada aqui nessa entrevista; páginas vivas nesse blog que continua na sua obsessão cultural traçando painéis, paralelos, criações e caminhos com todos seus contornos, nuances e profundidades.  Vale a pena saber mais sobre essa goiana talentosa conhecida como Cacau Mila.





1)     O que te despertou pra  música?

Meu contato com a música começou muito cedo. Meu pai era músico e cantor, possuía uma banda e levava os instrumentos pra casa todos os dias após o ensaio. E foi assim, com contato com sanfona, violão e teclados que eu reconheci minha primeira paixão.

2)     Quais os artistas que influenciaram em sua formação?

A verdade poética de O Teatro Mágico e a conexão espiritual provocado pelas composições do Coldplay foram, durante muito tempo, minhas principais influências.
Hoje a nova MPB (Silva, Gadu, Clarice), juntamente com o ritmo envolvente do indie e de bandas como Beirut, tem sido o que mais me chama a atenção pela nova maneira de utilização da voz nas melodias como na mistura de sons.



3)     O que pretende transmitir com sua arte? Em algum momento pensa no receptor?

Eu sempre penso. É o que sempre penso.
Quero que as pessoas se sintam mais felizes, animadas e com mais fé na vida de alguma forma. Minha maior ambição, talvez um tanto quanto infantil, é que uma história de amor comece algum dia ao som de alguma música minha.

4)     Fale sobre seu livro Enquanto você não vem 

O Enquanto você não vem nasceu de anos de anos de blog. Quando a Penalux me convidou a levar os textos para o impresso, senti um misto de preguiça com pânico. Remexer em escritos é sempre soprar as cinzas de si mesmo. Nem sempre o que tem debaixo da poeira esquecida é algo bom. Mas, me enchi de coragem e o lancei, o livro sobre as fases que passamos até o amor “chegar” e é dividido em: Quando o amor é ansiedade, Quando o amor jorra de dentro, Quando aprendemos a vida, encontramos Deus e enfim, nós mesmos.
Atualmente ainda escrevo textos em prosa poética em meu site cacaumila.com.br e em minha coluna no Mais Goiás.

5) Fale sobre seu trabalho de atriz.

Sempre tive contato indireto com o teatro, fazendo peças desde a infância. Mas, profissionalmente a necessidade nasceu quando me senti exposta demais escrevendo e resolvi que precisa expurgar de outras formas, que precisava colocar a alma para se expressar de outra forma mais forte. Foi aí que o teatro surgiu e desde então já fiz algumas peças, mas sempre com enfoque maior no teatro-musical.


6) Você é Apresentadora (juntamente com Everson Cândido e Marcos Bazzar) do programa Plugin, da Rádio Interativa. Nos fale sobre essa experiência e sobre o programa.

É maravilhoso trabalhar com esses monstros da comunicação. Aprendo muito com o Everson e gosto muito do Bazzar. Nem sempre temos as mesmas convicções e ideologias, mas me sinto honrada em estar na rádio que eu amo, fazendo o que amo, e com pessoas que me ensinam com sua trajetória e me lembram que dá sim pra viver, e viver bem, fazendo o que se gosta.

7) Como é a sua relação com outros artistas do país e em particular, como você encara a cena underground goiana?

Eu gosto muito da nova safra que tem se apresentado nacionalmente, como Silva, Esteban, Tiago Iorc. Não tenho tanto contato com artistas fora daqui, mas o pouco que tenho proximidade, já considero amigos. O cenário underground em Goiânia é algo que me encanta. Todos os dias descubro uma banda nova com som incrível. Não tenho tanto tempo de estrada no meio, então, estou feito menina que vai pela primeira vez no parque de diversões. A coragem, a ousadia da galera independente, a criatividade na mistura de sons e nas gravações e clipes é algo que me fascina e estou muito feliz por podermos levar isso tudo pra mais pessoas através do quadro PlugNovo, no PlugIN.


8) Que som você anda ouvindo ultimamente?

Esteban Tavares, Tiago Iorc, Noahs, The Chinaskis, James Morrinson.


9) Vamos falar agora de literatura; o que anda lendo?

O lobo da Estepe – Hermann Hesse
Maestro – A volta por cima de João Carlos Martins, por Ricardo Carvalho.


10) Próximos passos.

Estudar, me aprimorar como apresentadora, poupar grana pra gravar um ep, transformar alguns textos em músicas, conhecer Amsterdã e comprar uma bicicleta.