sábado, 24 de março de 2012

UMA CONVERSA RÁPIDA COM ANDRE SELTZ

(Por Diego El Khouri)



Nas minhas caminhadas pela boemia de Goiânia conheci Andre Seltz, um hippie alemão, escultor e autor do livro Caminho Santo, um livro surgido durante um insight que teve há alguns anos atrás em Arraial d' Juda-Bahia como nos conta. Tivemos uma conversa rápida e transfiro aqui nesse blog. eis também o link de seu livro que sairá em breve de forma impressa:

http://caminho-santo.jimdo.com/


A vida toda você trabalhou com arte. Como isso é possível?

Realmente viver de arte é difícil, mas conheço muitas profissões na arte e como faço um bocado delas consegui esta façanha mesmo sendo de trancos e barrancos!

Você é natural de uma região da Alemanha que segundo você nem Hitler conseguiu entrar. A forma como você encara a vida totalmente liberto tem a ver com o local onde nasceu?

Com toda certeza tem a ver com isto. Desde que eu me lembro sou meio do contra e isto com certeza não seria assim se eu tivesse crescido numa região de conformistas!

Como foi sua experiência de tocar rock com uma banda na Alemanha alguns anos atrás?

Este tempo foi uma loucura total, me divertia muito. Foi sexo, drogas e rock and roll total! Mas tive que descobrir que não sou um bom musico infelizmente.

Você viveu costuma dizer que já praticou sexo a três e demais perversões sexuais e que a entrada aos instintos  é uma das partes da essência de tudo. Mesmo assim como encarar o sexo dessa forma tão livre nesse mundo tão ainda muito moralista e traduzir isso em sua arte?


Primeiro eu não chamaria o sexo a 3 de perversão sexual. E fora isso acho muito divertido ....transar com mais duas pessoas é uma experiência muito excitante mesmo! Pra mim pervero são os pedófilos, estes devem sim procurar um tratamento adequado. Agora se o mundo é moralista não é problema meu, eu não sou, acho mesmo que pessoas homofóbicas e os moralistas são mais pirados que aqueles que praticam um sexo diferente. Afinal sexo é pra se divertir e desde que todos os participantes são de acordo não há nada no sexo que é perverso!!!!!!

O que te levou a escrever O Caminho Santo e como surgiu essa obra?


O caminho santo surgiu durante um insight e me senti obrigado a escrever sem parar até sair esta obra. Não foi uma coisa planejada. Mas por outro lado é a coisa mais importante e profunda que já fiz! E apesar que é uma leitura um tanto difícil vale a pena  ler até o final!


O artista já nasce artista?


Com certeza sim já que a criatividade é um dom e como todo dom ele nasce com a gente.



Drogas e viagens psicodélicas são raízes de sua arte. De que forma você encara as drogas?

Na verdade não daria tanta importância as drogas, mas com certeza elas tem uma grande influência na minha arte. Afinal uma experiência psicodélica tem sempre um grande impacto e isto naturalmente se reflete na arte!


No dia do sarau de poesias na Rua do lazer pela Revirada Cultural em Goiânia você estava presente e até leu poesias de sua autoria. A poetisa Anna Alchuffi ao ler o texto um texto polêmico intitulado Goiano Pau no Cu do escritor Marcos Alves Lopes foi agredida fisicamente. Ainda há censura no país ou isso foi apenas uma fatalidade a parte?

Não acho que tem uma censura do tipo governamental mas sim  censura social religiosa e de todos os outros tipos. E este caso foi um caso de censura regionalista. Infelizmente as pessoas não conseguem agüentar uma crítica. Olhar no espelho as vezes dói e isto causa as vezes reações exageradas.


Você costuma dizer que no fundo todo mundo é bi sexual. Como isso é possível?

Uai, você  nasceu de pai e mãe, então há o masculino e o feminino dentro de você, sendo assim é bi. só que há um lado predominante, e só isso.

Como acreditar num caminho santo num mundo tão caótico?

Porque o mundo é caótico precisamos acreditar no bem, além do mais o caminho santo trata da EVOLUÇÃO PESSOAL e não de uma filosofia que quer salvar o mundo!!



Nos conte de sua experiência de sete anos vivendo na rua como mendigo.

Nunca fui mendigo mas sim artesão viajante e foi muito enriquecedor pra mim,  se aprende ter humildade e também que as coisas materiais não tem tanta importância. A gente começa ver que não precisa  de muito pra viver. por outro lado é muito cansativo e às vezes humilhante viver assim, por isto desisti desta vida.


Uma poesia para finalizar.

Relâmpago

espalho meus pensamentos
expondo os meus segredos
mas nada há de desconhecido
apenas a escuridão me envolve
e em um ato de êxtase desapareço
deixando aos meus carrascos a certeza que agradeço!

Um comentário: