quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

A VOZ INTENSA E MELODIOSA DA CATARINA CRYSTAL BLUES

Por: Diego EL Khouri


Batendo um papo com a intérprete Catarina Crystal. Catarina é uma grande cantora que ilumina as ruas, restaurantes e teatros do Rio de Janeiro com sua voz potente, atitude intensa e dando uma cara nova para as músicas que interpreta. Fiquem atentos nessa cantora que ela vai dar o que falar.


Aqui vocês podem ouví-la cantar: https://soundcloud.com/catarina-crystal



1) Pra começo de conversa, como começou na música, quais eram suas influências no início e hoje em dia o que tem ouvido?

Aos 9 anos de idade já dava índices de que poderia cantar.
Desde muito pequena era a única filha que sentava ao lado de seu pai para ouvir seus discos preferidos.
A música sempre foi a saída para todos os meus problemas desde a infância...
todos eles acabavam no momento em que tocava uma canção!
Dos 9 aos 14 anos fiquei em um convento de clausura (convento das carmelitas) PR,   que apesar da ausência do mundo lá fora,criei eu mesma um mundo dentro daquele lugar. Mesmo assim a música sempre esteve  presente. Mesmo que em couros e louvores meu prazer era fazer de cada palavra que saía de minha boca uma melodia.
   Com 15 anos ainda muito que intensamente vivendo aquele mundinho restrito...
me deparei com o mundo que havia fora e ao mesmo tempo dentro de mim.
 Foi quando surgiu a minha primeira e verdadeira influência na música (Janis Joplin).
 De janis pra cá só venho ampliando meu conhecimento musical, conhecendo o trabalho a fundo de varias cantoras feras como:
Ella Fitzgerald,Elis Regina,Leila Pinheiro,Fátima Guedes,Edith Piaf,Etta James,Amy winehouse etc.



2) Como é a cena de Curitiba (sua terra natal) e a do Rio de Janeiro (sua atual moradia)?

Curitiba a cultura musical é muito rica...mas o mais forte é o rock roll, 
tanto que cheguei no RJ com o mínimo de mpbe aí chegando aqui fui aprendendo toda a  nossa riqueza musical brasileira, então meu repertório foi aumentando...
-Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Mutantes,Novos baianos etc... Ou seja, vir para o RJ só somou na minha vida. Não cantava samba, até porque o carnaval de Curitiba é o bloco do zumbi (terror) que alias eu amo também, mas acabei sendo tomada pelo sangue Pátria que estava sufocado dentro de mim!Por fim...salve! alcione, clementina de jesus, paulinho da viola, Jards macalé, martinho da villa, lenini etc... 



3) Como é ser artista em um país que não investe na cultura e educação?

É deixar de cantar com a técnica para cantar com a alma... porque é na dificuldade que seu dom aflora. Ex: jogadores de futebol. Quando  não havia fortes investimentos é que nasceram os melhores! (mané garrincha,milton santos, pelé (quando começou)  todos jogavam com a alma e davam tudo de si.. Então eu sinto muito prazer quando sento em uma mesa de restaurante, janto e pago com o dinheiro que ganhei cantando com alma para as pessoas ( do mendigo ao doutor).


4) Você é uma artista que transita entre o teatro e as ruas. Qual a diferença de  se apresentar nesses dois espaços totalmente diferentes?

A satisfação são em ambos lugares. A diferença é que o teatro é um palco limitado e a rua é um palco sem fim.





5) Em seu repertório você passa pela Amy Winehouse , Edith Piaf, Janis Joplin e Elis Regina. De que forma essas grandes cantores  influenciam seu trabalho e como colocar a marca da sua arte nas canções de cantoras tão conhecidas?

Me perfumando com a essência de cada uma delas...
Vivenciando em uma música todas as suas experiências.

Profundo...tão profundo quando a música termina. Só me lembro do que fiz, quando um admirador grava o vídeo  e me mostra ....rsrsr

6) Como anda a parceria musical entre você e Edu Planchêz, poeta e vocalista da banda de rock n'roll Blake Rimbaud?

o poeta e cantor vocalista da banda blake rimbaud (Edu Planchez) aflorador de sonhos reprimidos e a positividade em vida... caminha e agita, opina e determina porque acha que tudo é possível... Nos apresentamos em alguns momentos do concerto nas ruas com muita irreverência e criatividade. Ele tem sido o meu mentor e abriu meus olhos para o grande arsenal da cultura musical brasileira me ensinando a fundo, desde a raiz, a ponta das folhos ( e os sobreviventes iluminados da arte que ainda estão entre nós).




7) Livro de cabeceira.

Poemas de Bertold Brecht e farpas e fagulhas (Brasil Barreto), Papik (o menino que nasceu na neve (de Rosa Kapila) e uma temporada no inferno ( Arthur Rimbaud).



8) Um filme.


 A menina que roubava livros e Théo e Vicent ( Van Gogh)


9) Próximos Passos.

Próximo passo:
    Acredite
    você quer
    você pode
    você conseguiu

qual é o próximo passo?


10 Onde encontrar seu trabalho?


  
Você pode me contactar nesses endereços:

(21) 3412-66-40
(21) 97964-00-11
(21) 98081-13-14

cassycrystal@hotmail.com  / fan page catarina cristal




Nenhum comentário:

Postar um comentário