quarta-feira, 13 de março de 2019

JOSÉ ZINERMAN NOGUEIRA, O HOMEM ZINE



Por: Diego El Khouri

Mais uma entrevista  interessante nas páginas  desse blog: José Zinerman Nogueira, o homem zine. Desde os anos  70 produzindo conteúdo na cena underground.  Pioneiro, por exemplo,  em registrar a cena alternativa nacional através de seus vídeos gravados e lançados em vhs, antes mesmo do advento da internet . Fala aí, mr. Zine!!


*caricatura  feita  por  Diego El Khouri 

1) Como foi o seu primeiro contato com fanzines e de que forma começou  também  a produzir esse tipo de mídia alternativa?


Foi ainda nos idos de 1970 , quando nem conhecia o termo “Fanzine”. Havia nos próprios diretórios do colégio publicações do qual divulgavam informações dos próprios diretórios também chamados de “Jornalzinhos”. Então, tomando como exemplo, resolveria fazer os meus próprios na divulgação de música e quadrinhos do qual chamei de “Little Pig News” uma folha tamanho ofício, com desenhos, colagens e datilografado, trazendo as últimas novidades sobre as Bandas que ouvia na época e programas de TV e de rádio, e lançamentos. Isso foi por volta de 1975.
Em 1978 surgia a primeira publicação em formato ½ ofício, o PIRATA, omicro jornal do rock, trazendo informações sobre a cena musical do momento.
Em 1981 , surgia o “METAMORFOSE” boletim oficial do Raul Rock Clube , Fã Clube do Maluco Beleza Raul Seixas , do qual sou Co-Fundador junto com o amigo pessoal Sylvio Passos.
Em 1991/1992 , outra parceria , o Johnny B. Good
Zine , no formato ½ oficio , e com apenas cinco edições publicadas, de uma loja no centro de SP, do qual era bem eclético indo desde divulgação de Demo-Tapes, Hqs, Poesias, Literatura Beat, Zines e tudo que tivesse um bom astral poderia aparecer nas próprias paginas do fanzine, do qual deixou um grande marco para a época. Nesse mesmo tempo já estava se formando o pré embrião de uma outra publicação que marcou o Underground com suas 45 edições na divulgação nos mesmos moldes que o Johnny B. Good Zine.
No mesmo ano surgia outro avanço tecnológico o “DELIRIO AUDIO ZINE”, ( O PRIMEIRO REGISTRO VIVO DO UNDERGROUND), e uma grande sacada. Feito em fita k-7 e uma espécie de programa radiofônico , com divulgação de Bandas /Demo-Tapes, entrevistas com Fanzineiros , divulgação de lançamentos, e Zines, onde até podia ser ouvido num Walk Man andando de Bike. (A grande onda da época) resultando num total de 21 edições em áudio em fitas k-7 onde era distribuído em shows e gigs por onde eu ia , e para participar era só enviar material.



2) Como surgiu o Vídeo  Zine e como  era produzir  conteúdo em uma época antes da popularização da internet?

Então, em Agosto / 1999 surgia o ARQUIVO GERAL VIDEOZINE, hoje completando 20 anos de existência em prol do Underground, e o primeiro em parceria com a 2 Josés Produções com o amigo e zineiro José Salles. Com cinco volumes lançados e grandes entrevistas com fanzineiros, Poetas, Quadrinhistas, Shows e etc.
Com a saída da 2 José Produções dei continuidade ao projeto com novas parcerias, com o atual Arquivo Geral Videozine Vol 6 disponibilizado na página do Youtube. Para a época foi uma grande sacada e inovação para o Underground, foi um passo a mais, pois agora ao invés de som, tínhamos a imagem agregada e esse. Foi o grande no pioneirismo do Videozine no Underground Brazuca, a princípio feito em Vhs, mas já estou digitalizando todo esse material para o formato Dvd, para que todos possam ter acesso ao mesmo e conhecer um pouco mais da cena naquele momento e sua transição .
E uma grande satisfação pra mim , foi saber através do próprio Henrique Magalhães (Marca de Fantasia), que o próprio Arquivo Geral Videozine estava sendo utilizado como referência e suporte em suas aulas.


3) O fanzine impresso  ainda  resiste na cena underground.  Novas produções  surgem cada vez mais. A que  se deve esse fator do impresso  ainda se manter vivo em tempos virtuais?

Sim , o Fanzine impresso , ainda é o grande charme do Underground , e sempre fui a favor do Fanzine físico , pois possibilita nos uma transitoriedade muito maior que o digital. Você pode levá-lo consigo para onde desejar, enquanto o digital depende de uma série de coisas , como equipamentos, conexão , etc....




4) O que anda produzindo  ultimamente?

Sou um grande entusiasta das publicações independentes em todos os tempos, e as minhas últimas inovações estão aqui :

Momento Zine Flash – o primeiro flyer eletrônico do Underground , trazendo notícias da cena alternativa, dos materiais que recebo através de meu endereço postal. No Facebook ver José Zinerman Nogueira.
Zine Story – Registro das publicações undergrounds , e seu histórico com o apoio da Zine House , o mais completo arquivo das publicações independentes.
ZAP HALLUCINATION ZINE, outra grande inovação trazendo lançamentos e divulgação de Zines e de Bandas. Este no meu próprio whats.


5) O que te motiva a criar?

É uma grande paixão antiga, presente no meu dia a dia. Já incorporei os Fanzines na minha própria Vida. ZINE É VIDA, VIDA É ZINE , esse é o grande barato, você poder divulgar o que quiser, ser Free Totalmente , e isso não tem preço, na sua Liberdade de Expressão, essa é a grande sacada, entende .E os Zines estão aí a todo o vapor , sempre a frente mantendo a chama viva das publicações independentes.


6) Uma frase.

NA MINHA VEIA , NÃO CORREM SANGUE E SIM ZINES !!!!




7) Qual o papel que a cena underground tem hoje no Brasil?

Hoje com o cenário das redes sociais e encontros cada vez mais constantes isso é que fortalece e enriquece a cena na divulgação de novas publicações

8) Você, ao longo de sua jornada artística,  fez capas de zines e já participou  de várias publicações  de formas totalmente  diferentes.  Fale sobre essa sua multiplicidade  de produções  e como se dá essas participações  em zines de outros produtores de cultura alternativa. 


Já fiz de tudo um pouco que se possa imaginar no próprio Undergound indo desde : parcerias, ilustração , contribuições , roteiro para Hqs, participação em curta-metragens, organização de encontros de zines/palestras, poesias de várias vertentes, arte postal, videozines , audiozines, sem falar nos “Pitacos” das publicações sempre visto de um ângulo diferenciado dentro dessa bagagem zinística e é por isso que tenho estampado no próprio nome o ZINERMAN .

9)  Livro  de cabeceira. 

Literatura Beat em geral.



10) Fala o que quiser.  Mande seu recado. 

Agradeço imensamente pelo espaço cedido e oportunidade de poder colocar um pouco dessa experiência que acumulei através dos tempos e espero que possa ser um grande estímulo para os próximos iniciantes na arte impressa dos Fanzines , e um toque a todos: Nunca desista de seus sonhos, as dificuldades existem para todos, mas existem outras alternativas de se produzir com qualidade , é só colocar as idéias em práticas .
!




Contato: Cx.Postal 672 Cep 01031 970 SP SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário