segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MUGO - A PORRADA DO ROCK


(Por Diego EL Khouri)





Há inúmeros elementos que nos remetem a perceber se uma banda continuará tocando ou não. Às vezes é a tendência da época, o mercado, outras vezes as contradições, o meio onde vive, e em outros casos o talento é a chave primordial para a sustentação de sua arte. Mugo é uma banda que permanece pelo talento explosivo e pela característica de sempre se renovar sem perder a pauleira de sempre.  Augusto Scartezini, o guitarrista da banda Mugo, esse goiano mergulhado totalmente no rock, me concedeu uma entrevista. Aí está:

http://www.myspace.com/mugobr


Fazer música e sobreviver dela é complicado. Agora fazer rock n’roll numa cidade conhecida apenas por exportar sertanejo, é mais complicado ainda. Como mesmo assim  lutar por algo tão destoado de seu meio?



 Na verdade, apesar de Goiânia ainda ser a capital sertaneja do Brasil, temos aqui uma cena de rock muito forte e que exporta pro Brasil inteiro um rock muito potente e muito bem feito, que aos poucos vem mudando a cara da nossa cidade, através de suas bandas e produtores que tem lutado bastante para mudar esse rotulo de nossa cidade! 


O nome Mugo é equivalente a Ogum, escrito de trás para frente. Qual a relação que a banda tem com esse orixá e o candomblé?

Ogum é o orixá dos metais, que fabrica suas próprias armas para a guerra e também para outros fins, é conhecido como o orixá guerreiro, assim como todos nós somos! Apesar de não sermos ligados ao culto, nos identificamos com essa característica do orixá, e por isso o nome da banda!

Há críticos que afirmam que uma banda alternativa quando vai atingindo o sucesso vai perdendo o veneno e ficando cada vez mais pop. O que tem a dizer sobre isso?

 Eu acho que isso é uma coisa natural, afinal, se uma banda vai atingindo o sucesso, ele está se tornando popular (pop), mas isso não quer dizer que seje ruim, uma diferença é a banda ficar mais popular e outra é ficar popular e mudar seu som, o que acontece com muitas bandas, que mudam seu som pra ficar realmente mais comercial, mas bandas de verdade, ficam, de certa maneira, pop, sem perder seu veneno!

Hoje quais são os principais objetivos da banda?

 Hoje temos como foco lançar nosso segundo disco, que vai começar a ser gravado no dia 15 de maio de 2011 no estúdio Da Tribo em São Paulo pelo produtor Ciero, que ultimamente gravou Claustrofobia, Krisiun entre outras bandas, depois do lançamento vamos divulgar o máximo possível, não só no Brasil, mas também na gringa, através de tours e utilizando sempre a internet para divulgar todo o nosso trabalho! 

Como vê a cena musical hoje?

 Pra quem realmente gosta de música, busca por bandas que estão na ativa fazendo novos trabalhos, que lançam seus trabalhos por meios alternativos, eu creio que a cena está muito boa, com bandas que estão cada vez mais lançando trabalhos muito bons, como por exemplo no Brasil: Macaco Bong, Black Drawing Chalks, Claustrofobia, entre várias outras, além das bandas gringas que estão na ativa como Parkway Drive, The Mars Volta, Deftones, quem procura acha coisa MUITO boa sendo feita atualmente na música, para todos os gostos, agora, pra quem escuta as rádios e assiste a MTV, a coisa ta feia, e muito!

Cantar em inglês tem como objetivo alcançar mais pessoas ou acreditam que o rock n’roll sem o sotaque gringo perde sua essência?

 Na verdade a gente compõe nossas músicas em inglês por uma questão de sonoridade e afinidade com o som, afinal, desde sempre escutamos nossas bandas favoritas cantando em inglês, então, pra nós é bem mais “normal” cantar em inglês do que em português. Além disso também, o inglês é a língua mais falada em todo o mundo, então é mais fácil as pessoas entenderem nossas letras assim, do que se cantarmos em português, é importante para nós que  muitas pessoas escutem as músicas e entendam nossa mensagem em qualquer lugar do mundo!

Quais as referências musicais da banda?

 Nós somos 4 integrantes que viemos de 4 escolas diferentes, porém, achamos nessas 4 escolas os pontos em comum que formaram o MUGO. Nossas influências variam entre Pantera, Lamb Of God, Parkway Drive, Belvedere, Madball, Job For a Cowboy, Suicide Silence, Deftones, August Burns Red, entre várias outras bandas que fazem nossa cabeça e que nos dão inspiração para fazermos o nosso som!

Mugo ao vivo e no cd tem a mesma carga explosiva e impactante. Como manter essa energia toda?

Paixão pelo que fazemos, é tudo! Apesar dos berros e o peso da música, a gente faz tudo isso por que ama, e damos muito valor, então, procuramos sempre transformar tudo isso que sentimos pelo nosso trabalho em energia para sempre estar impactando quem está nos ouvindo em casa ou no show, porque ver as pessoas assistindo ao nosso show, e delirando junto com a gente não tem preço, e isso move a gente a sempre dar o sangue nos palcos e fazer o nosso melhor ali para aquelas pessoas, sejam elas dez ou dez mil!

Pra terminar, qual a função da arte?

A função da arte é expressar alguma coisa através da música, pintura, teatro, seja como for! A arte, seja ela da forma como for, é a melhor forma de expressão para qualquer um que queira mostrar aquilo tudo que se passa na sua cabeça, por isso, o que é arte pra um, pode não ser arte para o outro, a verdade, é que apenas o próprio artista realmente entende a sua arte, independentemente disso, a arte, seja ela qual for, alegra e lava a alma das pessoas que a admiram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário