(Por Diego EL Khouri)
Alexandre Mendes é um artista completo. Além de poeta é contista, ensaísta, cartunista, historiador, ativista e fanzineiro. Tive a honra de conhecê-lo pessoalmente em dezembro de 2010 quando estive em Niterói (RJ). Uma alma simples e instigante que esbanja desenvoltura criativa e intensidade de pensamento, porém humildade, apesar do grande conhecimento que esbanja. Na ânsia de devassar toda cultura alternativa e mostrar o que está se produzindo de qualidade pelo país, entrevistei essa bomba atômica, a simplicidade dentro da complexidade de uma dinamite que expalha idéias de luta social e independência intelectual.
“Historiador, operário e professor. Construiu a casa com as próprias mãos. Adora ler Nietzsche e comer ovo frito.” Quem mais seria Alexandre Mendes?
Compreensão e desejo de mudança das estruturas vigentes dentro da civilização humana. Nem sempre o que parece ser correto e verdadeiro, realmente é. Uma transformação na forma de ver a sociedade é necessária, principalmente. O acúmulo de riquezas por poucos e a depredação da natureza são os problemas primários, gerados pelo fortalecimento do capitalismo. Mudar é preciso e dedico minha obra a propagação dessa idéia.
Suas poesias, contos e cartuns nos mostram claramente sua indignação com a sociedade atual. De que forma a arte deve trabalhar para mudar essa realidade?
Ela tem o dever de conscientizar o povo de sua situação social, delineada pelos manipuladores da política e da economia mundial. É como eu sempre digo: o serviço manual não deveria ser tão desvalorizado. A mão-de-obra dos operários é o que verdadeiramente sustenta o sistema atual.
A renascença foi a renovação das idéias caducas do feudalismo. Atualmente, quem precisa de uma nova arte (a qual possa trazer a renovação das idéias) é o sistema capitalista.
Qual foi o boom que o levou para a arte?
Quando criança, gostava de ler, escrever e desenhar. O que passei após a morte de minha mãe, isto é, a consequente inserção no mundo de verdade, sem a ajuda financeira de ninguém, foi o fator determinante.
A extrema opressão
A injustiça
O menosprezo
O fortalecimento dos estereótipos
A exclusão
O desemprego
A proibição do trabalho informal, facilitando a fome e a violência
Já experimentei um pouquinho de cada. Sinto que preciso passar as experiências que tive na vida para quem nunca pensou e nem viveu as tais. A má distribuição das coisas é pavorosa!
Você participou do fanzine O Berro junto com Fabio da Silva Barbosa e Winter Bastos. Fanzine esse que saiu em livro pela Editora Independente de Brasilia. O que o levou a abandonar o zine e quais os novos projetos que participa?
Abandonei o Berro por sobrecarga de estudos da faculdade. Atualmente, busco trabalhar somente na área de educação e continuar produzindo arte, pois é a válvula de escape mais digna que eu encontrei na minha vida. Tenho o blog peresteca e alguns projetos de zines e quadrinhos que pretendo finalizar antes do fim do ano.
O fanzine Gambiarra que elaborou junto com Fabio da Silva Barbosa é uma obra prima, tanto pela temática quanto pela construção, todo feito manualmente, sem auxílio de computador. Há previsão de sair continuações?
O Gambiarra foi, para mim, uma obra bastante complexa, em termos de alcançar seus objetivos. Entretanto, já tenho outro zine aqui pronto e o lançarei em breve. Esse também é feito a mão, só que tem muito mais quadrinhos do que textos.
Dentro de sua construção artística , filosófica e visual onde se encontra o blog Peresteca?
O Peresteca é um lugar onde ainda exponho o que vem em minha mente, em dias difíceis ou memoráveis da minha vida. Preciso de uma válvula para despejar tudo o que penso e associo do mundo em que vivo. O Peresteca sou eu.
E seus cartuns?
A arte visual é poderosa e capaz de criar polêmicas. Infelizmente, investe-se muito em pouco nesse tipo de arte. Prezam a arte que traz o maior retorno financeiro. Algumas, não são nem dignas de serem chamadas de arte. Destroem a mente do povo.
Nos fale do seu início no mundo dos fanzines e porque ainda acreditar nessa arte ainda tão exclusa da grande mídia.
Comecei em 1993, aos 16 anos, com o fanzine "Terceiro Mundo- O submundo dos ratos", no qual já participavam meus velhos amigos de produção artística. O contato com o ideário anarquista punk e a relativa influência do conceito de liberdade do movimento hippie são meus pontos de partida para o que produzo. A arte do povo contemporâneo, excepcionalmente a arte dos mais simples, é a verdadeira arte que contará fielmente o que aconteceu por aqui, para possíveis futuras espécies.
Onde Nihildamus é Alexandre Mendes e onde Alexandre Mendes é Nihildamus?
Nihildamus é uma parte de mim que simboliza o fim de tudo. Cada vez que ocorre as experiências ruins, ele se fortalece. Negar a vida vivida sobre parâmetros sociais impostos, peregrinação pela pregação do nada e a solidão. As vezes, ele diz coisas que não fazem sentido para mim e luta para que eu aperte o botão do foda-se para a vida. As vezes fico preocupado com isso...
E o Coletivo Zine?
O Coletivo Zine é uma inteligente estratégia de integração artística dos zineiros, criada pelo Wagner Teixeira. Eu participo com muito orgulho. Uma iniciativa dessas não pode ser desprezada, jamais.
E o impresso das comunidades?
O IDC foi um trabalho que me deu muito prazer de desenvolver ao lado do Fabio Barbosa e apoio em geral. Gostaria um dia de voltar a desenvolver o informativo. Aliás, se eu pudesse só trabalhar nele e sobreviver disso, começaria agora.
Agora é a sua hora falar o que quiser. Fale. Desabafe. Diga o que quiser.
Não assistam novelas e outros programas medíocres que possam atrofiar a mente de vocês.
Não creiam em uma pessoa, somente porque ela diz e faz algo durante anos que possa parecer bom.
Não creiam cegamente em tudo que lhe ensinam.
Não tenham medo de desafiar as eternas verdades do mundo.
Grande Diego!
ResponderExcluirSempre com otimas entrevistas, sempre bom conhecer artistas como o alexandre, bacana esse impresso das comunidades.
Parabéns ai Doug
*Alexandre
ResponderExcluirGrande irmão esse Mendes
ResponderExcluirValeu, véio! Quando você vem ao Rio?
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